Teatro Municipal Bruno Nitz recebe evento “Variette - O Circo da Magia”

img

Com oficinas e espetáculos gratuitos, Variette acontece no mês de outubro em Balneário Camboriú.

Durante os dias 26 e 27 de outubro e 03 de novembro, o Teatro Municipal Bruno Nitz em Balneário Camboriú se transforma em um picadeiro para receber o evento “Variette - O Circo da Magia”. Trazendo à cidade artistas consagrados, Variette promove oficinas direcionadas a profissionais e entusiastas da área e espetáculos gratuitos.

O circo ocupa um espaço lúdico e de mistério no imaginário popular. Uma arte que iniciou na Inglaterra no século XVIII continua a ser preservada e adaptada à realidade atual. O circo tem o dom de encantar os espectadores, sendo um espetáculo propício e atraente para todas as idades. Pensando nisso, o ginasta Billy e o mágico Rafael Gómez Pérez tiveram a ideia de realizar em Balneário Camboriú um espetáculo que abrigasse toda atmosfera circense. E assim nasceu “Variette - O Circo da Magia”.

As oficinas serão ministradas nos dias 26 e 27 de outubro. O artista Diogo Vaz Franco apresenta técnicas de Tecido Acrobático, Lira e Trapézio. Já o artista Lucas David compartilha seus conhecimentos em Preparação Corporal, Dramaturgia para Circo, Oficina de Figurino e Coreografia para Circo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site www.sympla.com.br (digite Variette na aba de busca).

Além das oficinas, o evento também traz o espetáculo gratuito "Variette - O Circo da Magia", encenado no Teatro Bruno Nitz, nos dias 26 e 27 de outubro às 20h30, com classificação livre. O show inclui apresentações de mágica, acrobacia, contorcionismo, lira, trapézio, tecido acrobático entre outros. O elenco é composto por Billy, Circo Pirata, Cubamagic, Julia Batschauer, Lucas David e Diogo Vaz Franco, artistas versáteis e experientes que vão encantar o público com suas performances. No sábado, 03 de novembro, o Circo Pirata ocupa a praça e marquise do Teatro Municipal Bruno Nitz com uma Oficina de Circo irreverente, criativa e aberta ao público, iniciando às 14h.

As inscrições para as oficinas devem ser feitas antecipadamente através do site www.sympla.com.br. Os ingressos para “Variette - O Circo da Magia” serão distribuídos gratuitamente na bilheteria do Teatro uma hora antes de iniciar o espetáculo. Chegue cedo para garantir o seu.

Sobre os artistas que vão ministrar as oficinas:

Paulistano radicado em Santa Catarina, Lucas David é um artista completo. Ator, diretor, coreógrafo, bailarino e figurinista, Lucas David tem intimidade com o palco, esbanjando talento e arrancando múltiplas emoções da plateia em suas encenações. Artista nato e experiente, desenvolveu diversas técnicas no decorrer de seus 45 anos de carreira.

Além de sua performance no espetáculo “Variette, O Circo da Magia”, o artista ministra quatro oficinas durante os dias do evento:

26/10 - Preparação corporal - 10h

Dramaturgia para circo - 16h

27/10 - Oficina de figurino - 10h

Coreografia para circo - 14h

O catarinense Diogo Vaz Franco é um verdadeiro apaixonado pela arte corporal. Bailarino, acrobata e ator, Diego é graduado em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina, participando de diversas produções e festivais, como o renomado Isnard Azevedo em Florianópolis. É membro da Companhia Circular Artes do Circo, como co-criador e acrobata, e da Circar Artes do Corpo, como artista performático. Experiente, Diogo atuou em diversas produções circenses como acrobata e ministrando oficinas de lira. Além disso, o artista já participou de diversas produções de ballet de repertório e atualmente é bailarino no solo de dança contemporânea “Recluso”, sob a direção artística da renomada coreógrafa Elke Siedler.

26/10 - Tecido acrobático - 14h

27/10 - Lira e trapézio - 16h

A Companhia Circo Pirata Show une o Teatro de Rua, a estética da Pirataria e o Circo em uma só pesquisa, tendo a comicidade como costura desses três eixos principais da Companhia. Dentre seu repertório e trajetória, conta com pesquisa em equilibrismo, técnicas acrobáticas de solo, malabarismo e mágica. O que move os artistas da companhia é o desafio de trabalhar as técnicas circenses através de uma linguagem que remonta à pirataria e à comicidade dialogando com os espaços públicos. Formada pelos experientes e audaciosos artistas Caroline Voltolini e Emanuel Delgado, o Circo Pirata promove uma Oficina de Circo irreverente e criativa no sábado, 03 de novembro na praça e marquise do Teatro Municipal Bruno Nitz às 14h.

Durante os dias de evento, a organização do Variette receberá doações de produtos de limpeza, que serão repassados à ONG Viva Bicho. Traga suas doações na hora das oficinas e/ou espetáculos e ajude a instituição.

“Variette - O Circo da Magia” é um projeto patrocinado pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú com recursos da Lei de Incentivo à Cultura do município. Realização Douglas "Billy" Oliveira. Produção: Cubamagic, Associação Cultural Cubamagic do Vale do Itajaí e Café Maestro Produções. Apoio: Viva Bicho.



Parceiros