O que significa ser persona non grata, 'título' concedido a Lula?

  • MUNDO -
  • 20/02/2024
  • 13686 Visualizações
img

Lula  é o primeiro chefe de Estado brasileiro marcado com o termo; o presidente faz companhia a ditadores e colaborador nazista. 


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi considerado persona non grata pelo governo israelense, depois de fala comparando as ações militares de Israel com o Holocausto, que vitimou cerca de 6 milhões de judeus durante o totalitarismo de Hitler na Alemanha nazista. É a primeira vez que um chefe de Estado brasileiro ganha a "honraria".


 


 


Significado de persona non grata, na verdade, é usada muito raramente nas relações diplomáticas. Esta mácula, contudo, fica atrelada ao currículo do agente consular ou diplomático.


Na prática, quando um agente diplomático passa a ser considerado persona non grata, o ele tem 48 ou 72 horas para deixar o país - o que geralmente ocorre de maneira apressada, buscando-se os pertences que conseguir e saindo com familiares na primeira oportunidade.


 


A operação é repentina porque, caso permaneça, as imunidades do agente não são mais garantidas, o que costuma ser um indicativo de que há risco de prisão. A declaração de persona non grata está prenunciando um ilícito em forma de ação ou de comissão - ele agiu ou deixou de agir.


 


Revista Oeste



Parceiros