Filmes produzidos em Bombinhas têm exibição gratuita na cidade nesta quinta-feira

  • BOMBINHAS -
  • 15/01/2024
  • 17426 Visualizações
img

Os filmes Antes do Inverno e Abrindo as Janelas do Tempo serão exibidos em sessão de cinema aberta ao público na Casa de Cultura Dona Tila, no Centro de Bombinhas


 


Em plena temporada de verão, Bombinhas fervilha com milhares de turistas que vêm de diversas partes do Brasil e do mundo para curtir suas belezas naturais. No entanto, a cidade também é rica em cultura, que é valorizada em obras audiovisuais produzidas por cineastas locais. É o caso dos filmes Antes do Inverno e Abrindo as Janelas do Tempo, que serão exibidos em sessão gratuita para moradores e visitantes na quinta-feira (18), a partir das 20h. A exibição ocorre na Casa de Cultura Dona Tila, no Centro. 


 


Muito representativos da identidade cultural de Bombinhas e, de certa forma do litoral catarinense, os dois filmes são obras da Tramela Produções, com criação assinada por Aline Vieira, Santiago Asef e Marcos Aurino Pinheiro, que estarão presentes nesta primeira edição da Sessão de Cinema de Verão na Casa de Cultura: Filmes de Bombinhas pro Mundo.


 


Antes do Inverno é um documentário artístico e conceitual que retrata a tradição da pesca da tainha em Bombinhas, reforçando a importância da cultura tradicional e refletindo sobre a sua continuidade em um contexto de transformações que a cidade tem passado com o tempo. O filme é o pontapé inicial da produção audiovisual do grupo e teve reconhecimento significativo em mostras de cinema no Brasil e em países como Argentina, Chile e Colômbia.


 


Abrindo as Janelas do Tempo, por sua vez, é uma obra de ficção musical, definida como “ópera folclórica” do grupo local Cantadores de Engenho. O filme se passa em três épocas distintas da vida da personagem principal, uma mulher que sofre pela morte do marido pescador no mar. O drama da protagonista é muito significativo para o imaginário local, já que tenta recriar vivências e paisagens Bombinhas de outrora e seu povo, com tema bastante comovedor para a comunidade tradicional.


 


O diretor dos filmes, Santiago Asef, destaca a importância da exibição para a cultura e a produção audiovisual local. “A maioria dos turistas conhece apenas uma das caras da cidade: a Bombinhas do verão, da praia, que em muito é como qualquer praia do mundo. Mas os filmes são uma oportunidade para adentrar na profunda e mais autêntica identidade local e aí sim ter uma visão mais completa deste lugar do mundo”, salienta o cineasta argentino, radicado em Bombinhas.


 


A Sessão de Cinema de Verão na Casa de Cultura: Filmes de Bombinhas pro Mundo é uma iniciativa da Tiqsi Filmes, realizada com recursos do Governo Federal, através do Ministério da Cultura por meio da Lei Paulo Gustavo - Edital Audiovisual, sob co-realização da Prefeitura Municipal de Bombinhas, através da Fundação Municipal de Cultura.


 


Serviço:


O quê: Sessão de cinema de verão na Casa de Cultura: Filmes de Bombinhas pro mundo;


Quando: 18 de janeiro (quinta-feira), a partir das 20h;


Onde: Casa de Cultura Dona Tila. Rua Parati, 203 - Centro de Bombinhas;


Quanto: gratuito.


 


Fotos: Santiago Asef.



Parceiros