Missão norte-americana abandona meta de ir à Lua

  • MUNDO -
  • 09/01/2024
  • 11374 Visualizações
img

A primeira tentativa norte-americana de aterrissar na Lua em mais de 50 anos foi abandonada depois de um vazamento de combustível na nave de uma empresa privada, poucas horas após o lançamento.


 


A Astrobotic Technology, com sede em Pittsburgh, admitiu que a sonda Peregrine dispõe apenas do combustível suficiente para viajar durante 40 horas, o que não lhe permitirá pousar na Lua, meta planejada para 23 de fevereiro.


 


"Se os propulsores puderem continuar a operar, acreditamos que a nave espacial poderá continuar num estado estável de orientação por aproximadamente mais 40 horas com base no consumo atual de combustível", disse a empresa.


 


Diante do novo panorama, a Astrobotic informou que agora o objetivo é levar a sonda até "o mais próximo possível" da Lua antes que ela perca energia.


 


A empresa disse também que trabalha com a Nasa, a agência espacial norte-americana, "para determinar o impacto nas cinco investigações científicas da agência a bordo da Peregrine".


 


O problema, uma "crítica perda de combustível", foi registrado cerca de sete horas após a decolagem, na madrugada dessa segunda-feira (8), da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral.


 


A empresa conseguiu orientar a sonda em direção ao sol para que o painel solar pudesse captar a luz solar e carregar bateria, enquanto uma equipe especial avaliava o estado do que foi descrito como "falha no sistema de propulsão".


 


A empresa pretendia ser a primeira do setor privado a aterrissar com sucesso na Lua, o que apenas quatro países conseguiram. Está previsto um segundo lançamento, em fevereiro, de uma empresa de Houston.


 


A Nasa, que financiou com 108 milhões de euros a Peregrine da Astrobotic, pretende que sondas privadas explorem o local antes da chegada de astronautas, fornecendo também experiências tecnológicas e científicas à agência espacial, outros países e universidades.


 


Apesar de admitir o revés com a Peregrine, o administrador da Nasa, Bill Nelson, preferiu destacar nas redes sociais o sucesso do novo foguete Vulcan Centaur, do grupo industrial ULA, que levou a sonda até a espaço.


 


Isso faz com que a Nasa disponha de "mais ferramentas para explorar o espaço", acrescentou Nelson.



Parceiros