Projeto Música de Calçada leva arte para as ruas de Bombinhas no mês de janeiro

  • BOMBINHAS -
  • 04/01/2024
  • 12258 Visualizações
img

Cantora Aline Vieira fará duas apresentações acompanhada dos músicos Carlinhos Ribeiro e Pedro Silva. Projeto democratiza o acesso à música nas ruas da cidade para moradores e turistas durante a temporada de verão


 


A temporada de verão na paradisíaca Bombinhas é sinônimo de sol, águas cristalinas e muitos turistas de diversas partes do mundo que vêm curtir toda a beleza natural deste lugar ímpar. Além da natureza, a cultura também é responsável por propiciar espetáculos. É o caso do já emblemático projeto Música de Calçada, que chega à sua quinta edição, promovendo dois shows da cantora e produtora cultural bombinense Aline Vieira nos dias 10 e 17 (quartas-feiras) de janeiro nas ruas da cidade.


 


Acompanhada do percussionista Carlinhos Ribeiro e do guitarrista Pedro Silva, Aline apresenta o show Entoada de Verão, composto por canções autorais e releituras de temas do cancioneiro popular brasileiro. O primeiro show acontece no dia 10 (quarta-feira), na Feira Cultural, no bairro de Bombas, às 20h. A segunda apresentação, no dia 17 (quarta-feira), será em frente à loja Néctar da Lua, no Centro, às 20h. 


 


A proposta do projeto Música de Calçada é possibilitar o acesso à cultura de maneira democrática às pessoas. Mais do que isso, as apresentações na rua proporcionam encontro inusitado e surpreendente entre público e artistas, provocando uma interação singular e bastante distinta das realizadas em teatros ou casas de show. Encontram-se, no espaço público, diferentes perfis de pessoas, com olhares distintos, expectativas e experiências diversas, que reagem à música também de forma bastante heterogênea.


 


Esse amálgama, segundo a musicista e produtora cultural Aline Vieira, é justamente a riqueza do projeto Música de Calçada. “A gente nota uma mescla muito interessante de público durante os espetáculos. Juntam-se ali o catador de materiais recicláveis, a pessoa que está indo trabalhar, os turistas que estão de passagem para ir jantar, aquelas pessoas que se programaram para ir assistir ao show. Então é um momento em que a arte conecta essas pessoas de uma maneira muito especial”, afirma. 


 


Já para os artistas, o projeto representa uma oportunidade interessante de visibilidade à sua produção. “O Música de Calçada surgiu para fomentar a prática da apresentação musical na rua, que acontece no mundo inteiro, aqui em Bombinhas. Para oferecer aos artistas esse espaço para apresentarem trabalhos com uma assinatura própria, que é mais difícil nos bares, por exemplo”, pondera Aline Vieira. 


 


O 5º Música de Calçada é uma iniciativa da Tramela Produções, realizado com recursos do Governo Federal, através do Ministério da Cultura por meio da Lei Paulo Gustavo - Edital Demais Áreas, sob co-realização da Prefeitura Municipal de Bombinhas, através da Fundação Municipal de Cultura, e conta com o apoio da Néctar da Lua.


 


*Serviço:*


O quê: Projeto Música de Calçada - Show Entoada de Verão da cantora Aline Vieira com Carlinhos Ribeiro e Pedro Silva;


Quando e onde: 


- Dia 10 de janeiro (quarta-feira), às 20h. Feira Cultural - Rua Gaturamo, quadra da praia, Bombas;


- Dia 17 de janeiro (quarta-feira), às 20h. Calçada da Loja Néctar da Lua - Centro de Bombinhas.


 


*Em caso de chuva nestas datas os shows serão reagendados.


 


Fotos: Santiago Asef.



Parceiros