Polícia Civil indicia turista argentina por rascismo em Bombinhas

  • BOMBINHAS -
  • 15/12/2023
  • 6087 Visualizações
img

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia do município de Bombinhas, indiciou na tarde desta quinta - feira(14)  uma turista argentina de 32 anos de idade pela prática reiterada do crime de racismo. Tudo começou no final do mês de novembro, quando turistas argentinos e funcionários do pedágio da taxa de preservação ambiental (TPA), entraram em atrito. 


 


De acordo com as investigações, uma família de argentinos se recusava a parar seus veículos no pedágio na entrada da cidade, alegando serem isentos do pagamento, já que possuem imóvel no município.


 


Ocorre que, segundo o investigado, todo veículo com placa estrangeira, ainda que isento, deve parar e apresentar o documento com QR code de isenção para ser liberado, o que eles se recusavam a fazer. 


 


Apenas placas brasileiras isentas podem passar direto.


 


A Polícia Civil teve acesso a cinco vídeos feito por funcionários do pedágios e, em três deles, aparece uma mulher ofendendo os funcionários chamando- os de “negros de merda” e de “macacos”. 


Os crimes ocorreram em ao menos três oportunidades diferentes, e sempre praticado pela mesma mulher.


O delegado responsável pela investigação entendeu que as ofensas raciais não eram direcionadas a pessoas específicas, mas a qualquer brasileiro que estivesse presente, tendo como motivação única e exclusivamente a procedência nacional daquelas pessoas (Brasil), o que se enquadra ao previsto no art. 20, “caput” da lei 7.716/89.


A turista foi indiciada pelo crime de racismo praticado por três vezes, de forma continuada.


O procedimento foi finalizado e encaminhado ao Poder Judiciário e ao Ministério Público.



Parceiros