Obras melhoram acesso e segurança viária no Alto Areal

  • ITAPEMA -
  • 09/09/2026
  • 1123 Visualizações
Compartilhar
img

Intervenções incluem alargamento da pista, contenções, retirada de rochas e melhorias na drenagem


Trechos onde antes dois veículos tinham dificuldade até para se cruzar agora contam com uma via mais larga e segura. A Prefeitura de Itapema segue avançando nas melhorias do Alto Areal, onde aproximadamente 5 quilômetros de estrada vêm recebendo uma série de intervenções executadas pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.


 


Em alguns pontos, o alargamento passou de três metros, abrindo espaço principalmente nos locais mais estreitos e de maior dificuldade para circulação. O trabalho exigiu também a retirada de grandes volumes de rocha ao longo do percurso.


 


Nas margens do rio, foram executadas diversas contenções com estacas. Além de permitir o alargamento da via, as estruturas ajudam a proteger os trechos contra erosões e desbarrancamentos. A equipe também implantou novos pontos de drenagem pluvial para melhorar o escoamento da água e reduzir os danos provocados pelas chuvas.


 


As melhorias fazem parte de um trabalho que vem sendo realizado há cerca de dois anos na região. Em setembro de 2025, uma das etapas envolveu inclusive a detonação de rochas para permitir a ampliação de pontos onde o relevo dificultava a abertura da estrada.


 


O prefeito Alexandre Xepa destacou a diferença encontrada nos trechos já executados. “Tem lugar aqui onde antes um carro precisava parar para o outro conseguir passar. Hoje a gente encontra uma via muito mais larga, com contenção e um trabalho feito com qualidade. Esse é o nosso compromisso: levar melhorias para todos os bairros. Itapema cresce e a infraestrutura precisa chegar junto”, afirmou.


 


*Trabalho feito por etapas*


 


As características do Alto Areal exigem intervenções diferentes ao longo do trajeto. Em determinados pontos, foi necessário avançar sobre áreas com grande concentração de rochas; em outros, o trabalho se concentrou na contenção das margens e no reforço da drenagem.


 


“É um trabalho que vem sendo feito há bastante tempo e que exige soluções diferentes em cada trecho. Tivemos pontos com muita rocha, outros em que foi necessário fazer contenção junto ao rio e também áreas onde a drenagem precisava ser reforçada. O principal objetivo foi ganhar largura na via e dar mais segurança para quem passa por aqui todos os dias”, destacou o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Jean Idimar.


 


O alargamento segue como uma das principais frentes executadas pela Secretaria de Obras, especialmente nos trechos onde a largura da estrada dificultava a passagem simultânea de veículos e aumentava o risco de acidentes.



Parceiros