SUS inicia transição para usar insulina mais moderna e de ação prolongada

  • BRASIL -
  • 09/02/2026
  • 3401 Visualizações
Compartilhar
img

PRODUÇÃO NACIONAL | O Ministério da Saúde iniciou a transição do uso da insulina humana NPH para a insulina análoga de ação prolongada glargina no Sistema Único de Saúde (SUS). A medida amplia as opções terapêuticas para pessoas com diabetes mellitus e marca a retomada da produção nacional de insulina, após duas décadas.


 


O projeto-piloto começa no Amapá, Paraná, Paraíba e Distrito Federal, contemplando crianças e adolescentes de até 17 anos com diabetes tipo 1 e idosos com 80 anos ou mais com diabetes tipo 1 ou 2. A expectativa é beneficiar mais de 50 mil pessoas na primeira fase.


 


A insulina glargina tem ação prolongada de até 24 horas e é aplicada uma vez ao dia, o que facilita a rotina dos pacientes e contribui para a manutenção dos níveis de glicose. A transição será feita de forma gradual, mediante avaliação clínica individual. Após os primeiros meses, os resultados serão avaliados para definir a expansão ao restante do país.


 


Além da glargina, o ministério também firmou parceria para a produção nacional das insulinas NPH e Regular, em cooperação com a Fundação Ezequiel Dias, a empresa de biotecnologia Biomm e a farmacêutica indiana Wockhardt. Segundo o ministério, a iniciativa busca reduzir a dependência externa em um cenário de escassez global do insumo.


 


 



Parceiros