É fato ou fake? Vamos esclarecer a verdade dos fatos do saneamento e balneabilidade

  • ITAPEMA -
  • 15/01/2026
  • 2755 Visualizações
Compartilhar
img

A Conasa Águas de Itapema tem sido alvo de falsas acusações. Confira, na sequência, o esclarecimento sobre as principais narrativas que estão circulando.



A empresa repudia a atribuição indevida de responsabilidade à concessionária, como forma de difamação, e reitera o seu compromisso com o saneamento de Itapema, com a melhoria contínua dos sistemas de água e esgoto e a transparência em sua gestão.


FAKE – “Esgoto na praia é culpa da Conasa Águas de Itapema.”


FATO – “Esgoto na praia ocorre por ligações clandestinas.”


Situações de chegada de efluentes à faixa de areia, relacionadas a ligações clandestinas, exigem atuação coordenada do Poder Público. A concessionária não detém poder de polícia para agir por conta própria nesses casos.


FAKE – “Captações de água estão sem manutenção.”


FATO – “As captações recebem manutenção contínua.”


As captações operadas pela Conasa Águas de Itapema recebem manutenção constante e são geridas de forma responsável, com cuidado com o meio ambiente e respeitando a outorga de uso da água concedida a empresa.


FAKE – “Conasa Águas de Itapema coloca em risco Rio Fabrício com elevatória ao lado do rio.”


FATO – “A solução dessa situação cabe ao poder público.”


A responsabilidade pela resolução desta situação cabe à Prefeitura Municipal, com a construção de um muro de arrimo no local. A Conasa já notificou a Prefeitura sobre isso em 2021.


FAKE - “A balneabilidade está ruim por causa do esgoto.”


FATO – “A balneabilidade depende de diversos fatores. O esgoto regularizado é 100% tratado em Itapema.”


A balneabilidade depende de fatores ambientais que vão além da coleta e tratamento de esgoto. 100% do esgoto coletado é tratado pela Conasa Águas de Itapema. A balneabilidade pode ser afetada por destinação inadequada de esgoto, como é o caso já identificado em Itapema, e lixo na drenagem urbana e descarte de lixo nas praias.


FAKE – “A Conasa Águas de Itapema não investe em melhorias.”


FATO – “A empresa já investiu mais 580 milhões. E continuará investindo.”


A Conasa Águas de Itapema investiu R$ 45,9 milhões nos sistemas de água e esgoto de Itapema apenas em 2025. Já são mais de R$ 300 milhões investidos em 21 anos de concessão. Os investimentos fazem parte de um pacote de obras que continua a ser executado em 2026, e incluíram a construção de um novo reservatório, melhorias de 3 ETAs, duplicação de emissário e melhoria da rede coletora de esgoto.




Parceiros