Presidente da Câmara visita Abrigo Municipal de animais

  • ITAPEMA -
  • 20/01/2021
  • 13210 Visualizações
img

Alexandre Xepa recebeu o vereador de Jaraguá do Sul, Anderson Kassner para uma visita técnica ao local que hoje abriga quase 50 animais prontos para adoção


O vereador e Presidente da Câmara de Itapema, Alexandre Xepa (Progressistas) recebeu a visita do vereador de Jaraguá do Sul, Anderson Kassner (Progressistas). Juntos, eles foram conhecer o Abrigo Municipal de cães e gastos de Itapema, que funciona no bairro Morretes (Rua 406-H1). 


Eles foram recepcionados pela coordenadora do local, Suelen Gomes, que explicou aos parlamentares todo o funcionamento do abrigo temporário e os serviços que são realizados nos cuidados aos animais. Hoje estão abrigados 31 cachorros e 10 gatos, que estão PRONTOS PARA ADOÇÃO, vacinados e castrados pelo município.


O vereador Xepa acompanhou o correligionário na visita técnica, e registrou a importância do controle da população de animais e o combate aos maus tratos e ao abandono. O vereador de Jaraguá se dedica à causa animal, e veio até Itapema com o objetivo de conhecer o modelo adotado pelo município, pois tem o intuito de criar um Centro de Recolhimento na sua cidade. Em 2020, ele lutou para conseguir 3 mil castrações por lá. 


 


O canil em números


Segundo Suelen, em 2020 o município alcançou recorde de castrações, com a realização de 1.589 cirurgias. “Nosso objetivo é continuar aumentando esse número, e assim aumentar o controle populacional de animais abandonados”, disse. Ela destaca, ainda, que o objetivo do Abrigo é recolher animais em situação de maus tratos, reabilitá-los cuidando da vacinação e castração, para então deixar esse animal pronto para adoção. 


As castrações são realizadas pelo município de Itapema através de Termos de Ajuste de Conduta (TAC) feitos pela FAACI e que são revertidos para o tratamento dos cães e gatos atendidos pelo abrigo. Isso tem possibilitado, inclusive, o tratamento veterinário de animais com quimioterapia, retirada de tumores e realização das chamadas vacinas éticas, supervisionadas por veterinário e que atuam na prevenção de doenças.


O Abrigo Municipal conta com o apoio de entidades protetoras dos animais e também do GOR, Grupo de Operações de Resgate, que atua na busca por animais que estão sendo maltratados. 



Parceiros