Paraguai aprova protocolo para reabertura gradual da Ponte da Amizade

  • MUNDO -
  • 21/09/2020
  • 20333 Visualizações
img

O presidente Mario Abdo Benitez, do Paraguai, aprovou na tarde desta segunda-feira (21) o protocolo para uma abertura gradual da Ponte Internacional da Amizade, entre Foz do Iguaçu e Cidade do Leste, para fins comerciais. Autoridades do poder executivo vizinho informaram que os presidentes Abdo Benitez e Jair Bolsonaro ainda devem conversar para definir uma data para a retomada comercial na fronteira.


O chanceler paraguaio, Antonio Rivas, informou que uma data para que dos dois presidentes conversem já está sendo agendada. Na terça-feira (22), a a diretoria-geral de Mirações virá à fronteira para finalizar os termos do protocolo de reabertura. “No nosso caso já foi estabelecido um protocolo. Esse protocolo será comunicado às autoridades brasileiras e nós vamos conhecer o protocolo do lado brasileiro”, disse Rivas.


O ministro da Saúde do Paraguai, Julio Mazzoleni, disse que o objetivo principal do protocolo é restabelecer o turismo de compras e a reativação econômica da região. Ressaltou que para essa retomada, será necessária o cumprimento estrita do protocolo por cada comércio da fronteira. 


Parte do estabelecido no protocolo é que os turistas estrangeiros poderão acessar a região central de Cidade do Leste, até a rua do governo de Alto Paraná. Ainda serão feitos controles de entrada e saída nos acessos às cidades de Hernandárias e Presidente Franco.


Mais detalhes sobre o protocolo será divulgado nesta terça-feira, após uma reunião com o prefeito de Cidade do Leste, Miguel Prieto e o governador de Alto Paraná, Roberto Vaesken.



Parceiros