Volta às aulas em SC prevê uso de máscara e distanciamento nas salas de aulas

img

A volta das aulas presenciais em Santa Catarina começará com os alunos do ensino médio e terá inicialmente apenas atividades de reforço para os estudantes com dificuldades no aprendizado remoto. Os alunos não serão obrigados a retornar e os professores pertencentes a grupos de risco para o coronavírus vão seguir trabalhando de casa. Os detalhes do plano de retomada foram apresentados pelo governo catarinense na manhã desta quarta-feira (9).


 


 


 


A previsão é que o retorno ocorra no dia 13 de outubro, mas a confirmação da data ainda depende da evolução da pandemia. O aval final para a retomada será dado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). 


 


A volta da educação infantil ainda não está programada neste momento. Segundo o governo, tendo como base as condições atuais da pandemia de coronavírus, não há expectativa de que as aulas dessa modalidade sejam retomadas ainda em 2020.


 


O Plano de Contingência Estadual para Educação foi finalizado pelo governo e apresentado para a comunidade escolar na manhã desta quarta. Ele inclui orientações sanitárias como uso de máscara por professores e estudantes, distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas na sala de aula e aferição da temperatura de todos que entrarem nas unidades de ensino.


 


 


 


No total, o documento estipula oito diretrizes de ações operacionais para o retorno das aulas presenciais, incluindo, além das medidas sanitárias, pedagógicas, de transporte, de alimentação, de gestão de pessoas e de informação e comunicação.


 


Em entrevista coletiva realizada nesta quarta, o secretário de Educação, Natalino Uggioni, explicou que o plano vale inicialmente para a rede estadual de ensino, mas que poderá servir de base para os planos municipais. As escolas também vão criar protocolos próprios, a partir do documento elaborado pelo governo.


 


O secretário também informou que os municípios e as escolas particulares poderão adotar regras diferentes das estabelecidas na rede estadual, mas que terão que respeitar critérios básicos para a retomada. A volta do ensino infantil, por exemplo, precisará da autorização do governo e não está programada neste momento.


 


 


Começarmos pelos maiores, que têm vestibular e Enem pela frente, e na sequência, a cada semana, os anos seguintes. Começamos pelo terceiro ano, depois o segundo, depois o primeiro, e assim sucessivamente. Mas nós vamos convidar para virem para as escolas não todos os alunos, nós vamos priorizar aqueles que estão apresentando dificuldades — explicou o secretário.


 


NSCTOTAL



Parceiros