Coasi realiza atendimento para pacientes com Hanseníase

  • ITAPEMA -
  • 24/01/2020
  • 12207 Visualizações
img

No próximo domingo (26/01) é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase. Em Itapema, o diagnóstico é feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os pacientes com sintomas são encaminhados para tratamento no Centro de Orientação e Assistência Sorológica de Itapema (COASI).


 


“Dentre os principais sintomas estão manchas esbranquiçadas, avermelhadas e amarronzadas, com perda ou alteração de sensibilidade, áreas com diminuição de pelos e suor, úlceras de pernas e pés, caroços no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos”, explicou a enfermeira responsável pelo COASI, Juliana Viana Schimidth. 


 


O paciente encaminhado ao COASI passa por uma nova avaliação, assim que confirmado o grau de comprometimento inicia o tratamento e as consultas mensais. “Vale ressaltar que a doença é transmitida por vias áreas superiores, afetando principalmente as pessoas que têm contato prolongado com o doente e pode ficar incubada de dois a cinco anos”, afirmou.


 


 


Atendimento  


 


O Centro de Orientação e Assistência Sorológica de Itapema (COASI) localizado na Avenida Governador Celso Ramos, 534 e o telefone de contato é o (47) 3267-1538.



Parceiros