Novembro Azul chega com intensificação de ações de prevenções para os homens

  • CAMBORIÚ -
  • 04/11/2019
  • 26759 Visualizações
img

Camboriú realiza mutirão de ultrassom de próstata, horários de atendimentos estendidos, das 17h às 21h nas unidades de saúde, além de diversas ações de conscientização

Mais um mês que inicia com cor e focado na prevenção em Camboriú. O Novembro Azul visa alertar sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e diagnóstico precoce. Durante todo o mês, as unidades básicas de saúde do município, que terão horários estendidos de atendimento, irão realizar diversas ações, a fim de sensibilizar os cuidados com a saúde do público masculino.

“Iniciamos mais um mês priorizando a prevenção. Bem mais do que usar uma camisa azul, o significado do novembro azul é sobre a quebra de barreiras, pois isso pode salvar vidas. Sabemos que um dos exames mais temidos pelos homens é o que diagnostica o câncer de próstata, porém, precisamos unir forças, no sentido de conscientizar e prevenir. Só assim haverá compreensão de que cuidar da saúde é algo essencial para felicidade da família”, reforça a secretária de Saúde, Elisama de Freitas.

Durante todo o mês, serão realizadas no município orientações em sala de espera, rodas de conversa sobre diversos assuntos acerca dos cuidados com a saúde do homem, coffee break, dentre outras atividades. A secretaria de saúde irá promover ainda uma palestra com médico especialista na Secretaria de Obras, local de maior concentração do público masculino dentre os servidores públicos, a fim de sensibilizar sobre a importância dos exames de antígeno prostático específico (PSA) e toque para o diagnóstico precoce.

O câncer de próstata é a segunda maior causa de morte entre os homens no país. Estima-se que ao ser diagnosticado no início, nove entre 10 homens tenham êxito no tratamento do câncer. Porém, os exames de prevenção ainda são um grande tabu no universo masculino. “A frequência com que um homem vai a uma consulta médica é infinitamente menor do que a de uma mulher. Alguns tipos de câncer de próstata crescem devagar, por isso, o novembro Azul visa alertar sobre a importância da visita a um médico”, pondera coordenadora Atenção Básica de Saúde, Margareth Cadore.

Os homens com mais de 40 anos poderão procurar as unidades básicas de saúde para solicitar o exame de PSA. Para quem está na fila, aguardando por ultrassom de próstata, pode procurar na Secretaria de Saúde, no setor de regulação, para atualizar os dados cadastrais e verificar se o exame já foi liberado, pois neste mês haverá mutirão de ultrassom de próstata.

A psicóloga e coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF), Joyce de Almeida Cruz, aponta que no geral, observa-se uma maior resistência dos homens em buscar os cuidados com sua saúde, em especial quando se trata da prevenção. “A intenção de todas essas ações é tentar se aproximar do público masculino, no sentido de sensibilizá-los sobre a importância da mudança deste comportamento e estimular de modo que as ações preventivas passem a fazer parte do dia a dia", saliente.


Confira as datas e unidades que contarão com horário estendido, das 17h às 21h.

A primeira unidade a ter horário estendido, atendendo no dia 6, é a unidade do Rio Pequeno. No dia 12, é a vez da unidade João Mendes. Dia 13 é dia de atendimento na unidade do Centro e do Cedro. No dia 27 a unidade do Cedro atenderá novamente em horário diferenciado. No dia 27 a unidade do Areias terá atendimento diferenciado. Já no dia 28 é a vez das unidades do CAIC dia 28 e Conde. A unidade de saúde do Santa Regina atenderá no dia 29 e também 30, sendo um sábado das 8h às 12h.



Parceiros