Auriculoterapia contribui no tratamento dos pacientes

  • ITAPEMA -
  • 18/10/2019
  • 22101 Visualizações
img

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Itapema contam também com as terapias e grupos que colaboram no tratamento dos pacientes. Em algumas delas é ofertada a auriculoterapia que identifica pontos para tratar dores, doenças físicas ou emocionais.


A terapia é baseada na medicina tradicional chinesa assim como a acupuntura e ventosa terapia. “Na orelha temos mais de 100 pontos que podem auxiliar no tratamento dos pacientes diminuindo desequilíbrios físicos ou emocionais”, explica enfermeira da UBS Meia Praia I, Jacqueline Polidoro.


Assim que o paciente chega na UBS para fazer a terapia é realizada uma análise sobre as principais queixas pelo profissional responsável por aplicar a terapia. “Com esta conversa são definidos então os pontos onde são colocadas as sementes de mostarda que tem o objetivo de melhorar o sistema imunológico e estimular o cérebro para o local do corpo onde foi sinalizado com o ponto”, explicou a enfermeira.


Como fazer o tratamento com a auriculoterapia?

O tratamento com auriculoterapia é feito de acordo com a rotina de cada Unidade Básica de Saúde (UBS) seja em grupos ou agendamento. Atualmente é possível fazer a terapia na UBS Morretes, Meia Praia I, Sertãozinho ou nos grupos do NASF.



Parceiros