Porto Belo recebe Prêmio Nacional de Saúde Bucal

img

O Município de Porto Belo recebeu nesta semana o certificado de reconhecimento da 9ª colocação no Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, concorrido na categoria de Municípios até 50 mil habitantes.

A premiação se dá pelo destaque na implantação e efetivação das políticas públicas de saúde bucal.

O Município foi avaliado em dez critérios, entre eles o percentual de contra partida municipal no financiamento em saúde, controle social (atuação dos profissionais de saúde bucal dentro do Conselho Municipal de Saúde), política municipal de saúde bucal, assistência odontológica básica, cobertura populacional de equipes de saúde bucal, remuneração dos profissionais e outros. Na etapa estadual da premiação, Porto Belo recebeu o certificado de 1º lugar no grupo populacional de até 50 mil habitantes.

O prefeito de Porto Belo Emerson Stein entregou pessoalmente o certificado recebido à coordenadora de Saúde Bucal Vanessa Roziana Marques Toazza e à secretária de Saúde Jainara Nordio. O prefeito agradeceu a coordenadora e parabenizou pelo importante trabalho realizado com as equipes oferecendo um serviço de qualidade à população.

O Município de Porto Belo atualmente conta com oito equipes de saúde bucal vinculadas à estratégia saúde da família, que são compostas por oito cirurgiões dentistas e oito auxiliares de saúde bucal, além de um odontopediatra. Os investimentos de saúde bucal em equipamentos e instrumentais, aproximam-se de R$100.000,00. A aquisição e diversificação de materiais odontológicos de uso na clínica diária praticamente triplicaram.

Para a coordenadora da Saúde Bucal Vanessa, estar entre os dez municípios com melhor serviço de saúde bucal é sem dúvidas um grande reconhecimento por todo o trabalho desenvolvido pela equipe na cidade. "Este prêmio é um reconhecimento do trabalho realizado com tanto carinho e atenção no Município de Porto Belo. Só temos que agradecer os gestores pelos investimentos e os profissionais que atuam nas Unidades de Saúde pelo empenho diário" - diz a coordenadora.

Além dos investimentos em qualificação profissional, o Município iniciou em 2018 a primeira Semana da Saúde Bucal, que reúne os profissionais da saúde para tratar especificamente sobre o tema. O Município realiza parcerias com universidades, realizou a adesão ao Planificasus (capacitação profissional de toda a rede de saúde), aquisição de equipamentos de radiografia odontológica para todas as Unidades Básicas do Município, materiais para realização de educação e promoção em saúde e outras ações.



Parceiros