Economia de energia já é realidade no PR

  • BRASIL -
  • 18/07/2019
  • 28510 Visualizações
img

Após 36 meses de muito trabalho e esforço coletivo das instituições parceiras, o município paranaense, Entre Rios do Oeste, poderá “zerar” os custos do município com energia elétrica feita a partir da produção do biogás oriundo da suinocultura.

A Minicentral Termelétrica de Biogás será inaugurada e vai contar com a presença de autoridades, como do governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior.

O projeto que promete “zerar” a conta de luz de 72 unidades consumidoras da prefeitura de Entre Rios do Oeste é resultado da chamada pública (PD 6491-0287/2012), realizada pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), com investimentos da Copel Geração e Transmissão (CGT). Além da geração de energia, este modelo de negócios traz renda extra à 18 suinocultores_ do município, confere solução de saneamento ambientalmente amigável com produção de energia limpa.

Mas o que este projeto de Entre Rios do Oeste traz de relevante?*

Muita coisa, olha só:

O Parque Tecnológico Itaipu - PTI e o CIBiogás(Centro Internacional de Energias Renováveis), participaram diretamente deste projeto. Desde a modelagem de negócios até a execução das atividades de engenharia. Ou seja, tecnologia nacional, totalmente adaptável para qualquer região do país.

Este *arranjo tecnológico é piloto, inédito no Brasil, ou seja inovação e tecnologia à disposição do país para desenvolvimento de sustentabilidade econômica, ambiental e social.

Oportunizou o debate para regulamentações, normativas e tributos para o desenvolvimento da cadeia do biogás.



Parceiros