30 múmias são descobertas em antiga estrutura de sacrifício incendiada no Egito

  • MUNDO -
  • 25/01/2022
  • 10847 Visualizações
img

Arqueólogos descobriram, dentro de uma estrutura queimada perto do rio Nilo, em Aswan, no Egito, a entrada de uma tumba familiar de cerca de 2 mil anos. No interior, estavam 30 múmias de idades diversas, incluindo vários idosos com artrite, além de crianças e um recém-nascido.


Embora os pesquisadores ainda não tenham datado a tumba, eles suspeitam que uma única família enterrou seus mortos nela ao longo de gerações que abrangem os períodos ptolomaico e romano (do primeiro século Antes da Era Comum até o segundo ou terceiro da era Comum), de acordo com a coautora do estudo Patrizia Piacentini, professora de Egiptologia e Arqueologia Egípcia na Universidade de Milão.


 



Uma das 300 múmias encontradas em tumba próxima ao rio Nilo. Imagem: Cortesia da Universidade de Milão


O local é uma das mais de 300 tumbas recentemente descobertas ao redor do Mausoléu do Aga Khan, uma estrutura de granito rosa construída no século 20 que fica no topo de uma pequena colina ao longo do rio Nilo. 


Enquanto a maioria das outras tumbas foram encontradas subterrâneas ou escavadas em colinas rochosas, esta nova, em particular, foi a única descoberta dentro de uma estrutura maior acima do solo, que os pesquisadores acham que foi provavelmente usada como um local de sacrifício.





“Parece que, devido à sua posição ao longo de um vale de acesso à necrópole, esse edifício foi usado como um recinto sagrado onde sacrifícios eram oferecidos ao deus Khnum, criador e protetor das inundações férteis do Nilo, particularmente reverenciado em Aswan”, disse Piacentini em declaração ao site Live Science. “Quem melhor do que ele poderia ter propiciado a vida eterna daqueles que descansaram nesta necrópole?”.


Entre as múmias, uma estava identificada com colar


Apoiando ainda mais seu uso como local de sacrifício, Piacentini e sua equipe descobriram sinais de fogo nas paredes da estrutura possivelmente a partir da oferta de cerimônias. “Mas algumas das marcas de fogo também podem ter sido feitas por ladrões de túmulos”, disse o pesquisador. 


De qualquer forma, dentro daquela estrutura incendiada, eles descobriram ossos de animais, restos de plantas e mesas de oferenda. Também estava escondida uma múmia de um homem ao lado de um colar de cobre gravado com seu nome “Nikostratos”.


No fundo de uma escadaria que leva à entrada do túmulo — que havia sido escavada da rocha — eles encontraram um vaso de oferenda quebrado que ainda continha pequenas frutas.


Algumas das 30 múmias encontradas estavam muito bem preservadas, como os restos de uma criança escondida dentro de um sarcófago de terracota, enquanto outras tinham suas ataduras cortadas por antigos ladrões. 


 


Uma faca com uma lâmina de ferro e alça de madeira estava entre os achados, e os pesquisadores acreditam que pode ter sido usada por ladrões antigos para cortar as ataduras das múmias. Imagem: Cortesia da Universidade de Milão


Os pesquisadores também descobriram uma faca com uma lâmina de ferro e alça de madeira que pode ter sido usada pelos saqueadores. Segundo os cientistas, Nikostratos provavelmente estava dentro da tumba com as outras múmias, mas foi carregado pelos vândalos.


A escavação foi uma parceria entre a Zona de Antiguidades do Egito, de Aswan e Nibian, e a Universidade de Milão, na Itália. “O estudo da nova estrutura descoberta está apenas começando”, disse Piacentini.


Fonte: Olhar Digital 



Parceiros